Mestrado em Ciências Veterinárias da Unicentro está com inscrições abertas

Estão abertas, até o dia 25 de janeiro de 2017, as inscrições para o Mestrado em Ciências Veterinárias da Unicentro.

Os interessados encontram o edital completo na página do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV), no site da Unicentro. Já as inscrições são direcionadas para o Setor de Arrecadação da Universidade.

Segundo a coordenadora do Programa, professora Margarete Falbo, o processo de seleção se dá em duas etapas. No primeiro dia, em oito de fevereiro, nós vamos ter uma prova objetiva, a interpretação de um artigo científico e a interpretação de uma prova em inglês também. Se o candidato passar ele vai para a segunda fase, que é composta pela entrevista e pela análise do currículo, em que veremos a produção científica do candidato.

Serão ofertadas, para a turma 2017, 22 vagas. A nossa área de concentração é Saúde e Produção Animal Sustentável. Então, nós temos professores que trabalham com a Saúde Animal, professores que trabalham com a Produção Sustentável, e outros que trabalham com as duas áreas juntas, explica Margarete. No ato de inscrição, o candidato deve identificar no formulário qual área de concentração da pesquisa que pretende desenvolver e possível orientador.

O candidato deve enviar, também, um pré-projeto. Segundo Margarete esse é o primeiro ano em que o projeto é exigido. O pedido do projeto nós estamos iniciando pela primeira vez, porque nós vemos que muitos alunos tem um pouco de dificuldade de escrita. Então, seria uma forma de nós avaliarmos como que o aluno escreve, sua relação com a linguagem.

Unicentro

Deixe um comentário

Vagas para o Ganhando o Mundo em 2026 aumentam para duas mil

Oportunidade é para que mais jovens vivenciem um semestre letivo em países de língua inglesa

O Governo do Paraná abriu mais 800 vagas para a edição de 2026 do programa de intercâmbio estudantil Ganhando o Mundo. A Secretaria da Educação (Seed-PR) retificou o edital e ampliou o número de vagas de mil e duzentos para dois mil alunos da rede estadual.

É uma oportunidade para que mais jovens vivenciem um semestre letivo em países de língua inglesa: Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. As inscrições estão abertas, com prazo final até 24 de abril. Os interessados podem se inscrever no site oficial.

Os critérios são os mesmos das edições anteriores. Podem se inscrever estudantes da 1ª série do Ensino Médio que tenham concluído o 9º ano na rede estadual em 2024 e que atendam aos critérios estabelecidos no edital.

O processo seletivo será dividido em duas etapas: inscrição e classificação, levando em conta o desempenho acadêmico e a participação em programas educacionais da rede estadual. Além disso, há cotas destinadas a alunos beneficiários do Bolsa Família, garantindo mais inclusão e equidade na seleção.

O que muda é o número de vagas total e por município. As duas mil vagas serão distribuídas da seguinte forma: 250 para a Austrália, 1.000 para o Canadá, 300 para a Irlanda, 300 para a Nova Zelândia e 150 para o Reino Unido.

“O Ganhando o Mundo é, hoje, o maior programa de intercâmbio voltado para alunos da rede pública no Brasil. Mais do que uma experiência educacional internacional, essa iniciativa estimula a autonomia, a liderança e a adaptação a diferentes contextos culturais, preparando nossos estudantes para os desafios do futuro”, explicou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

A edição será a maior do programa desde seu lançamento, em 2019. A de 2025 contempla 1,3 mil alunos: 1,2 mil alunos da rede estadual, cuja metade já está em intercâmbio, e 100 alunos dos colégios agrícolas, com viagens marcadas para o segundo semestre.