Moradores de rua preocupam a prefeitura no frio intenso

A onda de frio prevista para essa semana em Guarapuava, vem trazendo preocupação para a secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), se prepara para atender e direcionar pessoas em vulnerabilidade social que ocupam as ruas da cidade.

Nas noites frias guarapuavanas, equipes em rondas noturnas identificam e encaminham estas pessoas para abrigos e ou para suas famílias.

O acolhimento destas pessoas é feita de forma voluntária, e em casos de recusa, a equipe do Creas orienta e entrega cobertores e roupas.

“Se a pessoa não aceitar o acolhimento, deixamos no local roupas quentinhas e cobertores“, explicou a diretora técnica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), Elenita Luiza Lodi.

As rondas da equipe da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social são realizadas a partir das 20h durante a semana e por sistema de plantão aos fins de semana, em períodos de baixas temperaturas esse serviço é intensificado.

Pessoas de outros municípios que estão em situação de rua em Guarapuava, e desejam voltar para sua cidade de origem, são atendidas por meio de passagem ou locomoção providenciada pelo próprio SUAS.

Nesta semana, foi feito o encaminhamento de 31 (trinta e um) indígenas que se encontravam em situação de rua, eles foram abordados e orientados pelas equipes sobre o frio intenso (que chegou nesta terça-feira -29), após a intervenção os mesmos concordaram em voltar para casa.

Como ajudar essas pessoas?

Se você viu alguém nessas condições, entre em contato com as equipes pelos telefones, os atendimentos nesses canais são das 08h às 00h.

(42)3622-2411 – Via Whatsapp

(42)3627-1598 – Ou Ligue neste número

Em casos emergenciais, solicitar o atendimento dos Bombeiros (193) que também acionam a equipe da Secretaria para prestação do serviço

Deixe um comentário

Parceria entre Unicentro e prefeitura lança Hospital Escola Bloco Didático

A unidade, que está sendo construída na Cidade dos Lagos, será um espaço de formação prática para os estudantes do curso de Medicina

Dois marcos significativos para o desenvolvimento de Guarapuava foram lançados nesta semana: a construção da Clínica Escola de Saúde e a edição 2025 do Paraná Faz Ciência, maior evento de popularização científica do estado.

O Hospital Escola Bloco Didático, que está sendo construído na Cidade dos Lagos, é fruto de uma parceria entre a Unicentro e a Prefeitura de Guarapuava. A unidade será um espaço de formação prática para os estudantes do curso de Medicina, além de oferecer atendimento gratuito à população, ampliando o acesso à saúde e fortalecendo a qualidade da formação médica na região.

“Nossa gestão sempre estará de portas abertas para fortalecer as relações com as universidades. A Clínica Escola será um marco para Guarapuava, garantindo mais acesso à saúde e formando médicos mais capacitados”, destacou o prefeito Denilson Baitala durante o evento.

Já o Paraná Faz Ciência 2025 será realizado em Guarapuava entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, no Centro de Eventos da Cidade dos Lagos. A expectativa é de reunir cerca de 30 mil participantes, entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral.

“É um orgulho para Guarapuava sediar o Paraná Faz Ciência. Durante uma semana, estaremos respirando ciência, tecnologia e inovação. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação estará de portas abertas para apoiar todo esse movimento que, com certeza, trará muito desenvolvimento para o nosso município”, afirmou a secretária Ana Cláudia de Andrade.

O Paraná Faz Ciência tem como missão aproximar a ciência da população, promovendo o interesse pela pesquisa e valorizando a educação científica. Guarapuava, com sua crescente infraestrutura educacional e tecnológica, consolida-se cada vez mais como um polo de inovação e conhecimento no estado.