Judoca de Guarapuava participa de treinamento da seleção brasileira

A judoca Camile Tavares, da Academia Randori/UniGuairacá, participou entre os dias 21 a 29 de junho do Treinamento das Equipes de Base da Seleção Brasileira de Judô.

A judoca ficou muito feliz pelo convite. “Para mim é de grande importância estar aqui. Se eu fui convidada, significa que todo meu esforço e treinos pesados estão valendo a pena e que estou sendo reconhecida por isso. É bom também para que eu consiga adquirir novos conhecimentos e melhorar ainda mais meu judô”, declarou Camile.

A atleta afirmou que tem aprendido muito com a experiência. “Nestes dias que estou aqui já aprendi muito e vou levar comigo para que possa treinar e me aperfeiçoar cada vez mais”.

Camile contou que diversas medidas foram e estão sendo tomadas para a realização das atividades em segurança. “Todo cuidado sempre é pouco. Antes de vir fiz um teste de Covid quando chegamos aqui fiz outro. Temos álcool no nosso quarto e usamos máscaras constantemente”, explicou.

A jovem tem o sonho de participar de uma olimpíada ou de um mundial. Em 2019, foi campeã em torneios estaduais, nacionais, no Pan-Americano e Sul-Americano, e também, foi terceira colocada do ranking nacional da modalidade. Infelizmente, não realizou o sonho do mundial pelo fato de não ter 15 anos completos, uma exigência da organização. No início de 2020, também teve sua viagem para Croácia cancelada devido à pandemia.

Dedicada e extremamente comprometida com a prática esportiva, mesmo com o distanciamento dos tatames Camile manteve seu acompanhamento nutricional e seus treinamentos de judô, jiu jitsu, funcional e musculação.

A jovem também recebe acompanhamento com a psicóloga Jaqueline Puquevis, que teve e tem um papel muito importante, principalmente nesse momento pandêmico. Pela sua força na modalidade, Camile é aluna do Colégio Guairacá e, pela sua força na modalidade, mantém convênio firmado com a UniGuairacá, prefeitura de Guarapuava, Geração Olímpica e com o Ministério do Esporte.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).