“Melhor em Casa’ recebe concentradores de oxigênio de agricultores

Para ajudar o município a cuidar da saúde de quem precisa, um grupo de agricultores e produtores de batata organizaram uma doação de cinco concentradores de oxigênio. A doação foi entregue na manhã deste sábado (19) na sede do Programa Melhor em Casa de Guarapuava.

Segundo um dos organizadores da doação, Andre Kloster, a ideia era fazer alguma ação para ajudar a população nesse momento.

“Conversando com o vereador Nego Silvio, ele nos apresentou essa demanda de concentradores. Aí juntamos cerca de dez pessoas que são desse meio dos produtores de batata principalmente, para fazer essa união de força pro bem da população”, explicou André.

“Conseguimos um volume considerável de recursos, através da doação dos bataticutores, agricultores, e também de uma empresa madeireira. E conseguimos adquirir esses cinco equipamentos em São Paulo, que foi o único lugar em que encontramos disponível os concentradores”, completou Nego Silvio.

De acordo com a coordenadoria do Melhor em Casa, os cinco concentradores devem ser destinados a pacientes já entre hoje e amanhã. Há de se ressaltar, que mais de 700 equipamentos de oxigenoterapia, entre cilindros e concentradores, estão sendo utilizados por pacientes em casa e nos hospitais.

Durante a entrega, a coordenadora Maria Theresa Melhem Pelissari, agradeceu a doação e destacou a importância desses equipamentos.

“Não tem como não se emocionar, agradeço essa força tarefa que conseguiu esses concentradores tão rapidamente. Esses equipamentos chegaram agora e logo estarão com os pacientes que precisam se recuperar da Covid-19, ou pós internamento, ou por outra patologia, é um reforço muito importante”, agradeceu a coordenadora.

Os concentradores são móveis, possuem rodinhas e são leves, o que facilita o deslocamento dos pacientes dentro de casa, diferente do cilindro que é pesado e muitas vezes acaba deixando o paciente mais limitado.

Participaram da entrega os secretários de Comunicação Leonardo Rauen, executivo, Daniel Frahm, a coordenadora do Programa Melhor em Casa, Maria Theresa Melhem Pellissari, e os organizadores da doação André Kloster e o vereador Nego Silvio.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).