A secretaria de Saúde de Guarapuava recebeu, neste sábado (12), quatro novos respiradores (ventiladores mecânicos), um importante reforço voltado ao atendimento para pacientes acometidos pelo coronavírus e também pacientes que necessitam de atendimentos clínicos.
O prefeito, Celso Góes destacou a importância da aquisição desses aparelhos, que nesse momento de pandemia é fundamental para a preservação de vidas.
“O município está preparado para dar suporte a possíveis pacientes que venham a apresentar insuficiência respiratória. Entendemos que é um momento critico, em que o Sistema de Saúde está sobrecarregado e com a aquisição desses novos equipamentos vamos dar a população uma atendimento digno e adequado”, destacou.
De acordo com a diretora do Departamento de Urgência e Emergência, Sandra Maria Correia, serão destinados, foram destinados três respiradores para Upa 24h Batel, que realiza o atendimento especifico de Covid-19 e um respirador para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Trianon, que atende generalidades clínicas.
”Os respiradores já serão instalados e ficará aqui para a espera do uso de algum paciente. Com esses equipamentos, a partir de hoje a UPA Batel terá 9 respiradores para a população, na Primavera já contamos com dois e o Trianon te será um novo respirador”, disse Sandra, que na ocasião contou também, que há na UPA Primavera, um paciente intubado e dois na Upa Batel.
Respiradores
Os respiradores ajudam os pulmões a inspirar e expirar quando a pessoa não tem a capacidade de operar seu sistema respiratório normalmente. Um respirador tem uma reserva de ar alimentada com ar e oxigênio.
Essa reserva é comprimida diversas vezes por minuto, o que força o ar a ir até os pulmões do paciente, que ficam conectados ao aparelho por tubos e válvulas.
Participaram também, do recebimento dos respiradores, o secretário da Executiva, Daniel Frahm e o secretário de Comunicação, Leonardo Rauen.