Sindicatos reivindicam vacina contra a Covid-19 junto ao prefeito

Nessa terça-feira (08), presidentes de três sindicatos de Guarapuava estiveram no gabinete do prefeito Celso Goes para solicitar, formalmente, o adiantamento da vacinação dos trabalhadores da área de transporte, tanto de passageiros como de cargas.

Conforme explicou o prefeito, o trâmite e que as determinações da vacinação contra a Covid-19 vêm dos governos estadual e federal, mas que irá repassar a solicitação ao Governo do Estado via protocolo. “Nossa intenção é vacinar todas as pessoas o mais rápido possível, mas dependemos da chegada das vacinas. Compreendo e apoio a solicitação desses trabalhadores, totalmente legítima”, disse Celso Goes.

O documento já protocolado, faz ao pedido da inclusão desse grupo no adiantamento da vacina, solicitando 1500 doses para esses trabalhadores.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização, os trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros seriam o 23º grupo prioritário a ser contemplado, e os caminhoneiros o 27º grupo da lista. Atualmente, a vacinação dos grupos prioritários está na 15º posição.

No entanto, a aplicação da vacina foi adiantada para mais dois grupos: os trabalhadores da educação (estavam na 19º posição) e as forças de segurança e salvamento (estavam na 21º posição). No total, 17 grupos prioritários dos 29 já foram contemplados em Guarapuava.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Indústrias Metalúrgicos, Mecânicas e Materiais Elétricos de Guarapuava, Luiz Antônio Cionek, também trouxe ao prefeito a proposta de que as empresas doem ao município, cada uma, um cilindro de oxigênio, o próprio sindicato fará a articulação com as empresas.

Os representantes destacaram ainda que neste domingo (13), pela manhã, farão uma manifestação pacífica na modalidade de carreata para reforçar a petição ao governo do estado.

Estavam presentes na reunião o prefeito Celso Góes; o secretário executivo Daniel Frahm; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Indústrias Metalúrgicos, Mecânicas e Materiais Elétricos de Guarapuava, Luiz Antônio Cionek; o presidente do Sindicato Profissional dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Guarapuava (Sintrar), Valdemar Ribeiro Nascimento; e o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Guarapuava e Região (Setcguar), Carlos Vieira.

Deixe um comentário

Prefeitura abre inscrições para Programa Habitacional Vida Digna 2 na próxima segunda

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal

A Prefeitura de Guarapuava, juntamente com a Secretaria de Habitação, abre as inscrições para seleção 99 beneficiários do Programa Habitacional Vida Digna 2, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. As etapas são: cadastro, avaliação do cadastro e a hierarquização das famílias dentro das seleções do decreto. Essa iniciativa visa assegurar uma moradia digna para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal. A participação na seleção pode significar uma mudança verdadeira na vida dos beneficiários, oferecendo mais segurança, estabilidade e pertencimento.

As inscrições abrem na próxima segunda-feira (14), e podem ser feitas online ou presencialmente, na prefeitura das 8h às 11h ou na Secretaria de Habitação durante o horário comercial. As inscrições presenciais precisam ser agendadas e podem ser feitas AQUI.

Secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, destacou como serão realizadas as inscrições. “As famílias que desejarem realizar o agendamento poderão ser atendidas na Prefeitura, das 8h às 11h, nos guichês do Alvará. Também estaremos atendendo durante todo o dia, em horário comercial, na Secretaria de Habitação. Convidamos todas as famílias a se inscreverem, esta é uma excelente oportunidade para conquistar a casa própria”, disse o secretário.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

Ter mais de 18 anos;
Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
Comprovante de residência atualizado;
Comprovantes de renda familiar;
Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril