Vacinômetro do Paraná passa a incorporar dados nacionais

O Paraná está em processo de migração de dados do Vacinômetro Covid-19 para a fonte da base do Programa Nacional de Imunização (PNI). A atualização, que deve acontecer durante o mês de junho, vai uniformizar os dados registrados pelos municípios, evitando inconsistências e duplicidades de informações.

Anteriormente os municípios cadastravam as informações no sistema estadual e também no nacional. Agora, as equipes realizam somente um registro, já na base do PNI, que será automaticamente vinculada ao Vacinômetro do Paraná.

No início da campanha de vacinação, o sistema do Ministério da Saúde apresentava inconsistências, o que impôs uma solução local. “A utilização do sistema próprio estadual possibilitou o acompanhamento em tempo real da aplicação das vacinas contra a Covid-19, enquanto o sistema nacional ainda não funcionava perfeitamente. Agora com a estabilidade da base de dados, poderemos realizar a migração”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Vacinômetro Paraná – O diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior, explica que a criação do Vacinômetro foi realizada pela Sesa em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) para que os municípios pudessem registrar as doses aplicadas. Os dados de distribuição de doses são registrados no Sistema de Informações de Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (Sies).

“Dentre os inúmeros desafios que a campanha trazia, um deles era como informaríamos a quantidade de doses distribuídas, recebidas e aplicadas, tanto primeira quanto segunda doses, por grupo prioritário e em quais regiões. Essas informações precisam ser transparentes e disponibilizadas de forma rápida, e nesse primeiro momento, nosso sistema atendeu estas necessidades”, disse.

Ele também reforçou que o sistema estadual foi importante para dar transparência ao processo, não apenas em relação às quantidades, mas da velocidade e organização dos municípios e do avanço da imunização nos grupos prioritários.

Pactuação – As alterações foram aceitas e pactuadas com os municípios na Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB), conforme Deliberação nº 56/2021. A Sesa, em conjunto com a Celepar, está alinhando a migração da plataforma com o governo federal para que a mudança seja realizada o mais rápido possível.

Deixe um comentário

Concurso da Sanepar tem resultado homologado e editais publicados

Com a homologação, fica definido o resultado e a classificação dos candidatos para as vagas e para o cadastro de reserva de acordo com cada cargo e especialidades

Os resultados do Concurso Público da Sanepar foram homologados e os editais foram publicados na edição nº 11.876, desta terça-feira (22), no Diário Oficial do Estado do Paraná – Comércio, Indústria e Serviço. Com a homologação, fica definido o resultado e a classificação dos candidatos para as vagas e para o cadastro de reserva de acordo com cada cargo e especialidades, divulgada nos editais de 21/03/2025, disponíveis nos sites do Instituto AOCP e da Sanepar.

O diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley, reafirma que a Sanepar é um destino desejado para aqueles que buscam um futuro promissor e gratificante. “A medida que os candidatos forem chamados e passarem a integrar o grande time que cuida do saneamento do Estado poderão comprovar que a Sanepar é uma empresa extraordinária para se trabalhar e poderão se somar aos demais empregados que orgulham o Paraná de ter excelentes indicadores de saneamento por meio do seu edificante trabalho nas áreas operacionais, técnicas e administrativas”, avalia.

As vagas e formação de cadastro de reserva para nível superior, previstas no Edital 03/2024, são para as especialidades de administrador, advogado, analista de informática, arquiteto urbanista, assistente de comunicação–jornalismo, assistente de comunicação–publicidade e propaganda, assistente social, bibliotecário, biólogo, bioquímico, contador, economista, enfermeiro do trabalho, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, engenheiro cartógrafo, engenheiro civil, engenheiro de controle e automação, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro eletricista, engenheiro florestal, engenheiro mecânico, engenheiro químico, engenheiro sanitarista, geógrafo, geólogo, psicólogo e químico.

Para o nível técnico as vagas e formação de cadastro de reserva para técnico ambiental, previstas no Edital 02/2024, são para técnico em agrimensura, técnico em edificações, técnico em eletromecânica, técnico em eletrotécnica, técnico em enfermagem do trabalho, técnico em informática, técnico em mecatrônica, técnico em segurança do trabalho, técnico em transações imobiliárias, técnico mecânico e técnico químico.

A especialidade de nível médio, prevista no Edital 01/2024, é para agente de suporte para 126 cidades paranaenses.

Dentre os resultados estão atendidas as cotas de 10% das vagas para pessoas com deficiência, 10% para pessoas negras e, pela primeira vez, 2% para mulheres vítimas de violência doméstica, conforme estabelece a Lei Estadual do Paraná 19.727/2018.

Vigência – O concurso tem validade de dois anos, a partir desta terça-feira (22) e poderá ser prorrogado por igual período por interesse e conveniência da Sanepar.