Paraná vai implantar programa de combate a crimes virtuais contra crianças

O Governo do Estado, por meio da secretaria da Justiça, Família e Trabalho, e o Ministério da Mulher e Direitos Humanos, firmou, nesta sexta-feira (23), um acordo técnico para a implantação do Programa Reconecte Paraná, de combate a crimes virtuais contra crianças.

O termo foi assinado pelo secretário Ney Leprevost e a secretária nacional da Família, Angela Vidal Gandra, durante o webinar Programa Reconecte em Foco, que teve a participação da ministra Damares Alves.

O Paraná já havia formalizado a adesão ao programa, proposto pelo Ministério, e agora se torna o primeiro estado brasileiro a formalizar sua implantação.

O acordo técnico para implementação conjunta do Reconecte busca o desenvolvimento de ações para o uso inteligente das tecnologias digitais nos aspectos da saúde, família, educação, segurança e da cultura.

“Orientar a família e as crianças e conscientizar os profissionais que atuam na proteção à infância sobre o uso saudável das tecnologias é uma tarefa extremamente necessária nos dias atuais”, afirmou Ney Leprevost.

A parceria tem como objetivo executar ações como promover novas versões do Curso Detox Digital, que é vinculado à ação cinco do Pacto Infância Segura do Paraná; aplicar o curso de capacitação EaD, da secretaria Nacional da Família para os servidores dos Escritórios Regionais da secretaria da Justiça, Família e Trabalho, com vagas extensivas a profissionais de toda a rede de proteção; e nova capacitação para famílias e adolescentes, através de reunião de pais ou seminário sobre o tema.

Também serão desenvolvidas ações que valorizem atividades culturais, artísticas e esportivas para crianças e adolescentes a fim de prevenir o uso compulsivo de tecnologias digitais.

Enfrentamento – O programa também tem o foco para o enfrentamento e a prevenção dos riscos e efeitos nocivos do uso inadequado, e até criminoso, das tecnologias, como lesões por esforço repetitivos, patologias musculares, cyberbullying, aliciamento e pedofilia online, vício em jogos eletrônicos, sexting (envio de conteúdos eróticos) e grooming (aliciamento de menores pela internet). Sempre segundo os eixos da saúde, cultura digital, tecnologia e dignidade humana, segurança digital e educação.

“A era digital foi um grande impacto na nossa vida e temos que estar preparados cada vez mais para essas novas tecnologias. O mundo tecnológico aproxima os distantes, afasta os próximos, e essa é uma relação frágil que precisamos aprender a lidar”, afirmou a secretária nacional da Família, Angela Gandra.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).