PFF da Unicentro está com inscrições abertas

A Unicentro informa que o Paraná Fala Francês (PFF), está com inscrições abertas para as turmas 2021. O PFF faz parte do Paraná Fala Idiomas, um programa do governo do Estado, via Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O objetivo do PFF é fomentar a internacionalização das universidades, a partir da oferta de formação em línguas estrangeiras para estudantes, professores e funcionários das instituições de ensino superior.

“Quando a gente pensa no ensino da língua francesa, alguns pontos podem ser destacados. Por exemplo: o francês é uma língua falada no mundo inteiro e saber o francês é uma grande diferença quando você entra no mercado de trabalho.

Além do que, no período da graduação e pós-graduação existe vários projetos que acolhem falantes da língua francesa. O que é uma porta aberta”, ressaltou a coordenadora institucional do PFF, professora Denise Gabriel Witzel, sobre a importância do aprendizado do francês não apenas para quem quer seguir na área acadêmica.

Os cursos do PFF são gratuitos e voltados apenas para a comunidade universitária. Na Unicentro, nesse ano, como conta Denise, serão três turmas, englobando diferentes níveis de conhecimento do idioma.

Para quem vai ingressar agora no Paraná Fala Francês, a coordenadora aconselha a participação no teste de proficiência. “Os que já fizeram o nível iniciante, que nós chamamos de A1, esses continuam no nível A2.

Se por acaso alguém já teve a oportunidade de estudar francês e tem um conhecimento mínimo, pode fazer um teste de nivelamento, para que ele faça sua matricula num nível um pouco mais avançado. Então nós oferecemos turmas A1 – iniciante total, e duas turmas de A2 – uma para quem já concluiu o A1 e continua e uma A2 segundo semestre”, explicou.

Janine Loos é professora do Programa e conta que, devido a pandemia de coronavírus, as aulas serão ministradas de forma remota, mas que essa metodologia não atrapalhará o aprendizado, por exemplo, da pronuncia.

“Esse semestre trabalharemos de forma remota através das plataformas virtuais. Dessa forma nós podemos ministrar as aulas de forma síncrona, em tempo real com os alunos, o que nos dá a possibilidade de perceber o desenvolvimento do estudante, no que diz respeito a fala e pronuncia”.

As inscrições para as turmas do programa Paraná Fala Francês seguem abertas até o dia 4 de abril e são feitas exclusivamente pela internet ,através da página de eventosno site da Unicentro.

Deixe um comentário

Guarapuava recebe o primeiro encontro internacional de Harley-Davidson

Mais de 100 pessoas do Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina e Bolívia marcaram presença no evento

O Primeiro Encontro Internacional de Harley-Davidson, realizado de sexta a domingo (28 a 30), movimentou o final de semana em Guarapuava, com a participação de motociclistas e turistas de diferentes regiões do Brasil e do exterior.

Participantes do Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina, Bolívia, e diversas regiões do Brasil, incluindo o Paraná, São Paulo e Mato Grosso, se reuniram na cidade para celebrar a paixão pelas icônicas motocicletas da Harley-Davidson, promovendo uma verdadeira troca cultural e de experiências entre os presentes.

O evento contou com o apoio da Secretaria de Turismo e Eventos. O secretário, Álvaro Grummt ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento do turismo local.

“Guarapuava se apresenta hoje ao mundo com uma grande oportunidade de crescimento no turismo. Receber visitantes de tantos lugares diferentes mostra que nossa cidade está no caminho certo para se tornar um polo turístico da região”, declarou o secretário.

Durante o evento, as ruas se encheram de motocicletas, e os participantes aproveitaram a oportunidade para explorar os encantos de Guarapuava e conhecer melhor sua cultura e hospitalidade.

“É uma enorme satisfação ver nossa cidade sendo palco de um evento tão grandioso. Guarapuava tem muito a oferecer, e estamos muito felizes em poder mostrar isso para os visitantes”, afirmou o presidente do Moto Club Lobo Bravo MC e organizador do evento, João Lucas Zanette.