Alunos recebem certificado do Projeto Samuzinho

Salvar vidas é uma inspiração e queremos servir de inspiração pra o mundo, disse a pequena Emanuelle Cristine de Souza, estudante da Escola Municipal Hipólita Nunes de Oliveira, durante a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do projeto Samuzinho. O evento foi realizado na tarde desta terça-feira (22), no Ginásio Joaquim Prestes, e além de Emanuelle, outras 509 crianças de cinco escolas de Guarapuava também receberam o diploma.

O projeto é uma iniciativa das Secretarias de Educação e Cultura, Saúde e Esportes em parceria com o Samu que tem como objetivo aproximar as crianças do trabalho realizado pelo Samu. Reduzimos o número de trotes telefônicos desde o início do projeto. Isso representa mais vidas salvas e uma melhora no atendimento de urgência e emergência, afirmou o coordenador geral do Samu, Edson Bruck.

O projeto leva informações aos alunos sobre os primeiros socorros, como acionar a emergência, entre outras. Aprendi a socorrer alguém que cai no chão e se machuca. Vi também que não são todos que podemos ajudar, e que precisamos ligar e procurar ajuda. Mas também aprendemos que não podemos passar trotes, porque um minuto faz toda a diferença no atendimento de quem precisa, completou Emanuelle.

Além dos alunos, os professores e funcionários que participaram do projeto também receberam certificados de conclusão do curso pelas aulas práticas e teóricas de primeiros socorros. Este é um projeto referência que desperta a atenção das crianças sobre a importância do atendimento rápido e que salva vidas. É através da educação que vida das pessoas é transformada. Todos vocês estão de parabéns, finalizou o prefeito, Cesar Silvestri Filho.

Com: Prefeitura de Guarapuava

Deixe um comentário

Unicentro: Mestrado em História está com inscrições abertas para turma de 2025

Prazo para inscrição vai até o dia 25 de maio e ela pode ser feita pela página de eventos da universidade

O Programa de Pós-Graduação em História da Unicentro (PPGH) está com o processo de seleção aberto para o ingresso de alunos regulares no curso de Mestrado. As inscrições vão até o dia 25 de maio e são feitas pela página de eventos da universidade.

O programa tem como área de concentração “História e Regiões” e tem duas linhas de pesquisa – “Espaços Simbólicos, Saberes e Corporeidades” e “Espaços de Práticas e Relações de Poder”.

Para o ano letivo de 2025, são ofertadas 20 vagas. Desse total, até seis vagas serão ocupadas pelo sistema de cotas – quatro para pessoas negras (pretas ou pardas); duas para pessoas indígenas; uma para pessoa Trans; e uma para pessoa portadora de deficiência.

O processo seletivo é feito em três etapas: a primeira é a análise e avaliação do projeto de pesquisa, de caráter eliminatório. A segunda é prova escrita, também de caráter eliminatório. Já a última é a entrevista com o candidato.

Para se inscrever, o candidato deve anexar o Currículo Lattes atualizado e o projeto de pesquisa. A taxa de inscrição é de R$ 50, e o início das aulas está previsto para 4 de agosto.

Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital, no site do Programa de Pós-Graduação em História da Unicentro.