Estudantes ocupam Câmara Municipal de Londrina

Estudantes secundaristas ocuparam a Câmara Municipal de Londrina, no norte do Paraná, na manhã desta sexta-feira (4).

Os manifestantes protestam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tramita com o número 241 na Câmara e 55 no Senado e limita os gastos públicos durante os próximos 20 anos, contra a reforma no ensino médio proposta pelo presidente Michel Temer e contra o projeto escola sem partido.

As portas do local estão bloqueadas pelos alunos.

Segundo a Secretaria de Educação do Paraná, os estudantes ocupam 122 escolas no estado.

Os manifestantes, em sua maioria estudantes, começaram as ocupações de escolas e universidades no Paraná no início de outubro.  O governo estadual afirmou que os 22 colégios que tiveram reintegração de posse determinada pela justiça no início da semana, foram desocupados sem resistência dos alunos. Na quinta-feira (3) a Justiça determinou a reintegração de posse de todas as escolas da capital.

 Com: Paraná Portal

Deixe um comentário

Requião Filho promove ação para valorizar produção local de Páscoa

O deputado lançou uma ação nas redes sociais para divulgar e valorizar a produção de Páscoa no Paraná

O deputado estadual Requião Filho lançou uma ação nas redes sociais para divulgar e valorizar a produção de Páscoa no Paraná. A campanha teve como foco apoiar pequenos empreendedores que oferecem produtos de chocolates artesanais, mais acessíveis diante dos altos preços praticados nos supermercados.

A ação reuniu comerciantes de diversas regiões do Estado – como Curitiba, Ibaiti, Cambé e Sertanópolis -, que divulgaram seus produtos no perfil de Instagram do parlamentar. Entre os destaques, estão ovos de Páscoa tradicionais e recheados, embalagens personalizadas, bombons, barras e até produtos para colorir.

O deputado considera a Páscoa uma data importante para a valorização do comércio, incentivando o desenvolvimento da economia local. A ideia é manter a tradição de compras de chocolates, sem comprometer o orçamento das famílias.

“O Estado deve ser um aliado do pequeno empreendedor. Criar visibilidade para quem produz aqui no Paraná é uma forma concreta de fortalecer a economia local e os pequenos comerciantes. A divulgação desses chocolates também ajuda quem está buscando produtos de qualidade, mas com preços mais acessíveis aos de ovos tradicionais vendidos no mercado”, afirmou Requião Filho

Alta nos preços – Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) o preço do cacau teve uma alta de 189% no acumulado de 12 meses – chegando ao pico de 282%. Essa alta impactou diretamente no valor dos tradicionais ovos de Páscoa, gerando surpresa no consumidor.

Apesar disso, a expectativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR) é de que a Páscoa de 2025 movimente cerca de R$ 258 milhões no estado, número impulsionado por compras de chocolates, presentes e produtos sazonais.

Ainda dá tempo – Quem ainda não fez as compras de Páscoa pode conferir as produções divulgadas pelo deputado. Os vídeos estão disponíveis em: www.instagram.com/requiaofilho.