O ciclo completo da venda de um imóvel em Guarapuava
O processo de venda de um imóvel é o mesmo, quer se trate de uma venda pelo proprietário ou se você estiver contratando um corretor de imóveis. Certos detalhes podem variar um pouco de região para região, mas há um ciclo comum.
Quando estiver decidido a colocar seu imóvel à venda, considere estes detalhes e certifique-se de consultar um profissional do ramo para saber detalhes sobre os requisitos específicos para que seu processo de venda seja bem-sucedido!
Acompanhe a seguir, o passo a passo para uma venda imobiliária. Confira!
1. Opte por auxílio profissional
Entreviste corretores imobiliários e converse com pelo menos três especialistas do bairro. Peça a cada agente de listagem para apresentar um plano de marketing abrangente que explica o que eles farão para comercializar a sua casa . Peça aos agentes para prepararem análises comparativas de mercado para você, para que você tenha uma ideia dos valores das casas em sua área. Lembre-se que você não precisa usar um agente imobiliário para vender sua casa, necessariamente. Você muito bem vendê-la por conta própria. Mas, caso decida por auxílio, certifique-se de escolher alguém bem recomendado e checando suas referências e credenciais.
2. Considere sua motivação pessoal e financeira
Explore seus motivos para comprar ou vender seu imóvel. Talvez este não seja o momento ideal para vender se você não estiver realmente comprometido financeiramente. Talvez o mercado atual não seja o ideal para colocar uma casa para vender em Guarapuava. Experimente comparar os prós e os contras – ficar mais um pouco com vender agora – em uma lista escrita para determinar se você está fazendo a coisa certa. Converse com profissionais de confiança e reúna opiniões.
3. Prepare sua casa para venda
Compare as sugestões e considere aceitar os conselhos mais sólidos. Em geral, você deseja remover qualquer mobília volumosa, excessiva ou gasta. Cole coisas extras na garagem ou em um depósito particular, ou simplesmente jogue fora se estiver em muito mau estado. Faça uma boa e profunda limpeza no local. Contrate um profissional, se necessário.
4. Decida se deve fazer reparos
Nem todos os reparos de revenda valem à pena, então calcule o retorno potencial do seu investimento se você estiver tentado a gastar dinheiro em reparos. Melhorias em cozinhas e banheiros tendem a fornecer os melhores retornos. Peça orientação profissional ou você pode gastar mais em coisas que não precisa consertar. Embora você não quer gastar muito de fazer dinheiro melhorias, você não quer reparar problemas de manutenção óbvias .
5. Prepare seu imóvel para ficar visualmente atrativo
É importante apresentar sua casa de uma forma que dê aos compradores em potencial aquela sensação calorosa e aconchegante de “quero morar aqui”. Você pode contratar um organizador profissional, pedir ajuda ao seu agente ou organizar seu lugar por conta própria, mas quase certamente receberá mais para sua casa se resolver esse problema. Mova os móveis – o que sobrou depois que você se livrou das coisas volumosas – para fazer os quartos parecerem maiores ou mais aconchegantes.
Adicione tapetes, almofadas ou obras de arte em cores que tendem a provocar uma resposta psicológica positiva. Obtenha a iluminação certa. E não se esqueça do exterior. Adicione alguns vasos de plantas ou coloque um pouco de cobertura morta fresca para que sua casa seja aconchegante e acolhedora.
Tire fotos ou contrate um fotógrafo profissional para fazer isso por você quando tudo estiver limpo, limpo e atraente. Eles conhecerão os necessários para tornar os quartos maiores e mais claros, e fotos de qualidade de sua casa publicadas nos lugares certos podem ajudar muito a atrair compradores.
6. Decida o preço de sua casa
Não selecione um agente com base no preço de venda que ele sugere. Alguns tentarão fazer um overbid entre si para obter a lista. E não overprice. Casas que estão com preços excessivos geralmente são vendidas por menos do que o valor de mercado, se é que vendem.
Você gostaria de pagar R$ 25.000 a mais por uma casa semelhante no mesmo bairro? Revise as análises comparativas de mercado que você solicitou e procure outras casas próximas que estão no mercado. Você pode até considerar obter uma avaliação profissional para ter uma opinião firme e imparcial sobre o que sua casa realmente vale.
7. Analise e calcule seus lucros líquidos
Muitos agentes preparam duas folhas de rede para os vendedores, uma com preço baixo e outra com preço alto, especialmente para apartamentos à venda em Guarapuava. Dessa forma, os vendedores podem estar preparados para o pior e esperar o melhor. Se o preço líquido mais baixo permitir que você compre a nova casa que deseja, é hora de encontrar financiamento e fazer a pré-aprovação. Vender sua casa atual antes de comprar uma nova é quase sempre mais lucrativo – mesmo que isso signifique alugar algo por um tempo.
8. Encontre um credor e evite juros altos
Se você está planejando comprar uma casa em conjunto com a venda de sua casa, comece ligando para o seu credor bancário para saber o valor do pagamento mensal, no caso de um financiamento. Você também deve solicitar um resgate de seu FGTS para abater valores.
Em seguida, verifique possibilidade de negociação de financiamento com outras instituições de crédito e cooperativas de crédito. Peça uma estimativa de custos. Compare taxas e valores adicionais com juros embutidos. Você pode pedir ao seu corretor imobiliário referências para correspondentes bancários que possuam boas taxas de desconto.
Certifique-se de que você está confortável com os profissionais que o atendem e que eles possuam bastante experiência, solucionando suas dúvidas e tendo assertividade nas negociações. Obtenha uma carta de pré-aprovação de empréstimo para saber para o quanto de empréstimo você se qualifica.
Lembre-se de que você não precisa se inscrever para o valor máximo para o qual está aprovado. Um pagamento mais baixo das parcelas pode deixá-lo mais confortável a longo prazo. Compare os tipos de empréstimo e escolha o melhor para sua situação, com muita prudência e sabedoria.
Após esse processo, basta programar a data de assinatura da escritura de compra do imóvel e programar a entrega das chaves e o dia da sua tão sonhada mudança!
Gostou destas informações sobre o ciclo completo da venda de um imóvel? Compartilhe este post em suas redes sociais!