Negociação não avança e greve dos bancários continua no Paraná

Os bancários rejeitaram novamente a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), apresentada na sexta-feira (9) e na terça-feira (13) com os mesmos valores, e a greve continua no Paraná. A negociação deve ser retomada na quinta-feira (15). A paralisação nos bancos do estado começou no dia 6 setembro, na maioria das cidades, e completou uma semana na terça-feira.

Os trabalhadores exigem a reposição da inflação mais 5% de aumento real. De acordo com o sindicato da categoria, a Fenaban apresentou reajuste de 7% nos salários e demais benefícios, mais abono de R$ 3.300, como fez na sexta-feira.

A avaliação do presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região e membro do Comando Nacional, Elias Jordão, que participou da negociação, é negativa. Para ele, a expectativa era de uma nova proposta, com avanços. Os bancos não avançaram na melhoria das condições de trabalho e na manutenção de postos de emprego, disse.

A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR), 70% das agências bancárias permaneceram fechadas no estado. São mais de 15 mil trabalhadores paralisados em 735 agências e oito centros administrativos. A federação representa 85% do total de bancários no estado.

A greve não prejudicou o atendimento nos caixas eletrônicos das agências, mas aumentou o atendimento nas casas lotéricas em até 40%, segundo o Sindicato dos Empresários Lotéricos do Paraná (Sinlopar). Com isso, as filas são inevitáveis.

Consumidor

A orientação do Procon-PR é para que os consumidores busquem meios alternativos como casas lotéricas, correspondentes bancários como farmácias e supermercados, caixas eletrônicos, internet e aplicativos de celular, e até mesmo o próprio fornecedor, para efetuar os pagamentos e evitar o acréscimo de juros e multas nas contas.

Deixe um comentário

Guarapuava recebe veículo para reforçar políticas públicas voltadas às mulheres

Entrega foi realizada durante evento Cuida + Paraná, em Curitiba

Durante o evento Cuida + Paraná, realizado nessa segunda-feira (31), em Curitiba, a vice-prefeita Rosângela Virmond e a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Márcia Costa, representaram Guarapuava no lançamento do Programa Recomeço, uma iniciativa pioneira do governador Ratinho Junior voltada ao apoio de mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

“Muitas vezes, a mulher não consegue sair da casa onde sofre violência porque depende financeiramente do agressor. Esse auxílio proporciona uma renda mínima para que ela possa recomeçar sua vida com liberdade”, afirmou o governador Ratinho Junior ao sancionar a lei.

O programa prevê o Auxílio Social Mulher Paranaense, um benefício que repassará 50% do salário-mínimo nacional para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

“A gestão municipal tem o compromisso com a pauta do enfrentamento à violência e da valorização da mulher guarapuavana. Por isso, vamos viabilizar os programas e recursos para fortalecer esse trabalho, principalmente para aquelas que mais precisam”, afirmou a vice-prefeita Rosângela Virmond.

Ampara – Para garantir que as mulheres tenham acesso ao programa, o Governo do Estado fez uma parceira com a Defensoria Pública, por meio do projeto Ampara – Atendimento à Mulher Paranaense, também lançado durante o evento. O serviço vai oferecer atendimento online e gratuito. O Ampara conta com uma equipe multidisciplinar composta exclusivamente por mulheres, garantindo sigilo, segurança da informação e acolhimento especializado.

Novo Carro – Guarapuava foi um dos 72 municípios paranaenses selecionados pela SEMIPI (Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa) a receber um veículo zero quilômetro, que será utilizado para fortalecer as ações de enfrentamento à violência contra a mulher e ampliar o acesso às políticas públicas voltadas ao público feminino.

O veículo servirá para reforçar o combate à violência de gênero em cidades que desenvolvem políticas voltadas às mulheres. “A entrega do veículo representa um importante avanço no fortalecimento da rede de apoio no município e na ampliação da efetividade das políticas públicas voltadas às mulheres”, destacou a secretária municipal da Mulher, Márcia Costa.