A Secretaria Municipal de Assistência Social de Pinhão realizou nos dias 12 e 13, uma capacitação para conselheiros tutelares em exercício e os novos, para técnicos e demais funcionários da Secretaria que atuam na Rede de Proteção à criança e adolescente, além de representantes de outros conselhos do município. Esse encontro fortalece as discussões a respeito da importância de todos os setores da sociedade civil, assim como Poder Público, estarem juntos, produzindo ações a favor da criança e do adolescente, destaca a secretária de Assistência Social e primeira dama, Lucimere Terleski de Oliveira.
A assistente social, Jucimara Garcia, desenvolveu nos dois dias de encontro as atribuições do Conselho Tutelar e a necessidade da formação continuada. A vida é muito dinâmica e durante a jornada dúvidas podem surgir, por isso umas das maneiras de supri-las é a capacitação, na qual podemos partilhar e trocar experiências, explica a palestrante, que ainda cita os demais temas abordados. Trabalhamos todo o contexto do conceito de adolescente no Brasil, o novo olhar sobre os seus direitos e deveres ao longo dos anos, finaliza.
Para o novo conselheiro tutelar, que tomará posse em 10 de janeiro do próximo ano, José Francisco Bernardino, o Chico Preto, o encontro foi muito proveitoso. É um aperfeiçoamento sobre as leis, direitos e deveres, que poderemos utilizar durante o nosso trabalho, aplicando no dia a dia. O bom êxito do trabalho do conselho tutelar se deve ao empenho de uma equipe, que se une para garantir segurança às nossas crianças e adolescentes.