Acesso na Praça Digital de Carambeí quase triplica em dois meses após inauguração

Com um aumento de 154% no número de usuários cadastrados para o uso da internet gratuita disponibilizada na Praça Digital da cidade, Carambeí, nos Campos Gerais do Paraná, vem facilitando a comunicação dos moradores.

Após a inauguração, no final de agosto, somente no primeiro dia 730 pessoas já haviam se cadastrado para usufruir o sinal. Atualmente já são mais de 1800 usuários. São 3MB Full de fibra óptica, sem limitação de banda, para a população navegar.

O prefeito da cidade, Osmar Blum, destaca a importância da iniciativa que marcou o início de implantação de um projeto mais amplo para transformar Carimbeí em cidade digital. Segundo ele, a Praça Digital vem beneficiando população e turistas na região.

Dentro desse número de cadastrados temos muitos turistas, pessoas que passam pelo nosso município e que precisam de um sinal de qualidade para, por exemplo, se localizar, contou o prefeito. A praça se tornou mais atrativa para a população, hoje vão famílias inteiras para utilizar o sinal e se comunicar com mundo através dele, completou.

A Praça Digital também trouxe uma inovação: um portal exclusivo sobre a iniciativa foi criado e serve de entrada para os usuários que utilizam a internet gratuita em Carambeí, trazendo informações sobre o projeto e também sobre a cidade. A ideia é que o site se torne mais um canal de interação entre sociedade e poder público.

  • Ampliação do sinal

Carambeí possui um projeto de ampliar o sinal da Praça Digital para toda a sua extensão, disponibilizando internet gratuita para toda a população. Segundo o diretor de T.I da cidade, Rodrigo Coelho de Moura, a Praça Digital foi essencial para decidir pela ampliação. Não temos o que reclamar do sinal, ele funciona e a população aderiu muito bem a ideia. Agora a meta é ampliar e distribuir o sinal para toda a cidade até o mês de fevereiro de 2016, disse o diretor.

  • Congresso

A experiência de Carambeí será apresentada neste mês no 3° Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que acontece dias 19 e 20 de novembro, em Pinhais. A ideia será falar sobre o processo de desenvolvimento de uma cidade digital juntamente com outras experiências locais.

O evento vai reunir prefeitos e gestores para tratar dos benefícios de se investir em tecnologia nos serviços públicos, dando mais eficiência, reduzindo custos e aumentando a arrecadação municipal. O 3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais tem o apoio do Ministério das Comunicações, Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e associações de municípios regionais, União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime PR), Prefeitura de Pinhais e Terra Roxa Investimentos.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser realizadas pelo site http://redecidadedigital.com.br.

Deixe um comentário

Itaipu celebra um ano de programa de saúde mental para os empregados

Programa Saudavelmente, criado em 2024, abriu inscrições para escolha de ‘Embaixadores’. Celebração foi nessa sexta-feira

A Itaipu Binacional comemorou nessa sexta-feira (4) o primeiro ano do Programa Saudavelmente, uma iniciativa lançada em abril de 2024 que tem como meta o cuidado com a saúde mental de seus colaboradores(as) e familiares. Com ações voltadas para prevenção, promoção da saúde e acolhimento psicossocial, o programa apresentou um balanço de atendimentos realizados durante esse período e anunciou como novidade a abertura de inscrições para escolha de “Embaixadores do Saudavelmente”.

O mapeamento de saúde mental realizado pelo programa teve 622 participantes; foram realizadas 25 palestras e ações presenciais, além de 73 reuniões entre a MentalClean (parceira da Itaipu na gestão do Programa Saudavelmente) e o Núcleo Técnico do Programa; treinamentos com mais de 100 líderes e mais de 70 profissionais da Saúde e RH e mais de 105 atendimentos via Canal 0800.

O diretor jurídico da Itaipu, Luiz Fernando Delazari, esteve presente na celebração e ressaltou o impacto positivo da iniciativa: “Sem nossos recursos humanos, a empresa não existe. Investir na saúde mental é fundamental para garantir que nossos colaboradores estejam bem física e emocionalmente”, afirmou.

A psicóloga Vanessa Ramos Lima, gerente da Divisão de Seleção e Acompanhamento de RH e gestora do Programa Saudavelmente, destacou a importância do programa. “Desde o início, sabíamos que era um tema complexo e essencial, especialmente em uma empresa da dimensão de Itaipu. Hoje, temos um canal de apoio 24 horas por dia, sete dias por semana, que já atendeu mais de 105 pessoas diretamente e está disponível para todos os dependentes”.

Com um mapeamento inicial que revelou o estresse como principal desafio enfrentado pelos colaboradores — alinhado às estatísticas nacionais que apontam o Brasil como o país mais ansioso do mundo — o Programa Saudavelmente segue expandindo suas ações com foco na prevenção e promoção da saúde. “Queremos estimular hábitos saudáveis e o autocuidado para alcançar uma saúde plena”, concluiu Vanessa Ramos Lima.
O

programa abrange diversas frentes, como assessoria financeira, nutricional, jurídica e social, além do suporte emocional. Segundo Fátima Macedo, CEO da MentalClean e psicóloga do trabalho, o objetivo é oferecer um apoio integral aos colaboradores e suas famílias. “Esse cuidado vai além do ambiente corporativo, chegando às casas dos empregados e ajudando em questões como conflitos familiares, endividamento ou dificuldades escolares dos filhos”.

Entre as ações realizadas estão oficinas abertas para empregados, como o workshop “Caixa de Primeiros Socorros Emocionais”, que teve ampla adesão. “As pessoas ainda têm uma questão de resistência ou falta de gestão de tempo para colocar em prática as ferramentas de autocuidado e gerenciamento de estresse. Isso tem aparecido muito nos treinamentos e workshops”, apontou o psicólogo especialista em saúde ocupacional e facilitador da MentalClean, Felipe Sitta da Silva.

Cláudio Henrique Cardoso Costa, gerente de operação da usina e subestações, destacou a importância do programa para a gestão interna: “Isso traz boas práticas que podemos aplicar aqui na Itaipu. A equipe se sente acolhida e mais confiante para expor problemas antes que evoluam para doenças graves”, explicou.