Acesso na Praça Digital de Carambeí quase triplica em dois meses após inauguração

Com um aumento de 154% no número de usuários cadastrados para o uso da internet gratuita disponibilizada na Praça Digital da cidade, Carambeí, nos Campos Gerais do Paraná, vem facilitando a comunicação dos moradores.

Após a inauguração, no final de agosto, somente no primeiro dia 730 pessoas já haviam se cadastrado para usufruir o sinal. Atualmente já são mais de 1800 usuários. São 3MB Full de fibra óptica, sem limitação de banda, para a população navegar.

O prefeito da cidade, Osmar Blum, destaca a importância da iniciativa que marcou o início de implantação de um projeto mais amplo para transformar Carimbeí em cidade digital. Segundo ele, a Praça Digital vem beneficiando população e turistas na região.

Dentro desse número de cadastrados temos muitos turistas, pessoas que passam pelo nosso município e que precisam de um sinal de qualidade para, por exemplo, se localizar, contou o prefeito. A praça se tornou mais atrativa para a população, hoje vão famílias inteiras para utilizar o sinal e se comunicar com mundo através dele, completou.

A Praça Digital também trouxe uma inovação: um portal exclusivo sobre a iniciativa foi criado e serve de entrada para os usuários que utilizam a internet gratuita em Carambeí, trazendo informações sobre o projeto e também sobre a cidade. A ideia é que o site se torne mais um canal de interação entre sociedade e poder público.

  • Ampliação do sinal

Carambeí possui um projeto de ampliar o sinal da Praça Digital para toda a sua extensão, disponibilizando internet gratuita para toda a população. Segundo o diretor de T.I da cidade, Rodrigo Coelho de Moura, a Praça Digital foi essencial para decidir pela ampliação. Não temos o que reclamar do sinal, ele funciona e a população aderiu muito bem a ideia. Agora a meta é ampliar e distribuir o sinal para toda a cidade até o mês de fevereiro de 2016, disse o diretor.

  • Congresso

A experiência de Carambeí será apresentada neste mês no 3° Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que acontece dias 19 e 20 de novembro, em Pinhais. A ideia será falar sobre o processo de desenvolvimento de uma cidade digital juntamente com outras experiências locais.

O evento vai reunir prefeitos e gestores para tratar dos benefícios de se investir em tecnologia nos serviços públicos, dando mais eficiência, reduzindo custos e aumentando a arrecadação municipal. O 3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais tem o apoio do Ministério das Comunicações, Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e associações de municípios regionais, União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime PR), Prefeitura de Pinhais e Terra Roxa Investimentos.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser realizadas pelo site http://redecidadedigital.com.br.

Deixe um comentário