O deputado estadual Marcio Pauliki protocolou uma emenda no valor de R$ 3 milhões para a para a despoluição dos arroios que formarão o Lago de Olarias, realização de limpeza e retirada de material orgânico do leito onde as águas serão represadas.
O projeto do Lago do Olarias é antigo, vem da década de 90 e, por isso, não leva em conta vários problemas. O principal deles é que a água que vai preenchê-lo vem de arroios que percorrem o município e estão muito poluídos e cheios de esgoto. É essa água que vai acabar chegando na porta da casa das pessoas trazendo poluição e doenças. Além disso, existe o perigo da água contaminada trazer mau cheiro para a região de Oficinas e Uvaranas. A questão não é apenas de meio ambiente, mas de saúde pública, afirma Pauliki.
De acordo com o deputado, o primeiro passo é melhorar as condições de tratamento de esgoto e fazer a limpeza dos arroios que formarão o lago. Para que isso seja possível, Pauliki propôs a destinação de recursos para serem investidos em projetos de despoluição dos arroios e para que seja feita a retirada de sedimentosde local. É fundamental melhorar as condições de saneamento básico em toda a região para que o Lago de Olarias não acabe virando um grande esgoto a céu aberto. O que estou defendo é um direito de todo cidadão, enfatiza. Ele explica que naquela região, durante muitos anos, foram depositados resíduos orgânicos que precisam ser retirados antes da formação do Lago.
O parlamentar ainda assinoua recondução de uma emenda proposta pelo deputado estadual Péricles de Mello que também destina R$ 6 milhões especificamente para as obras no Lago de Olarias, reforçando a preocupação de Pauliki com a questão.
- Audiência
Com o apoio da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Pauliki já propôs uma audiência pública para discutir o assunto com toda a sociedade, entidades ligados ao meio ambiente e autoridades locais. A audiência pública será realizada no Colégio Estadual José Elias da Rocha em data ainda a ser definida.