Detona bombou no final de semana

No sábado tinha gente esperando na fila para visitar alguns estandes. No mesmo dia, alguns comerciantes já tinham vendido bem mais do que planejado. E no domingo à tarde, o que ainda não tinha saído, foi vendido com condições ainda melhores: 90% de desconto, uma peça com 50% e mais uma sem pagar nada, e por aí vai. Esse foi o cenário do Detona Guarapuava, a feira de ponta de estoque que movimentou o Pahy no último final de semana. E a localização foi estratégica, afinal, quem saía do supermercado já aproveitava para dar uma olhadinha nas ofertas e acabava não resistindo aos preços.

“Foi um sucesso, só ouvimos elogios dos consumidores, e os comerciantes então, estão super felizes com os resultados”, comentou Katia Burko, empresária e organizadora do Detona. A feira mal acabou e já está sendo feito um balanço, resultados e aceitação estão sendo revisados e a de 2016 está sob planejamento.

katia dá destaque para o mapa dos estandes, que ajudaram na circulação dos clientes. Ponto para a organização da feira! Ela ainda adianta que, nos próximos dias, os comerciantes devem se reunir para falar do próximo Detona. “Já estamos com novas ideias para a praça de alimentação, e para a feira em geral”, ressalta Katia.

Informações sobre as vendas e fluxo de pessoal devem ser divulgadas em breve.

Cerejeiras

O Detona também foi palco da exposição “Guarapuava: a cidade das cerejeiras”. Itinerante, o grupo de fotos selecionadas para mostrar a beleza guarapuavana no Parque do Lago na época de florada das cerejeiras encantou os visitantes. Muitos paravam para fazer uma ‘selfie’ em frente às imagens, ou para registrar a família durante o evento.

 

(Essa reportagem está na edição 115 do jornal Extra Guarapuava)

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Inadimplência no Paraná diminui e sinaliza fôlego para o comércio

Com menos contas em atraso, o consumidor volta a comprar e o empresário ganha espaço para vender com menos risco

No mês de março, os consumidores do Paraná diminuíram suas dívidas. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pela Fecomércio PR, o estado registrou o menor nível de devedores desde o início da série histórica, em 2010. O índice caiu de 12,1% de fevereiro para 11,8% em março, revelando um cenário mais positivo para a economia paranaense.

A pesquisa também comparou a média nacional de inadimplência com a média do Paraná. Enquanto o Brasil apresentou 28,6% de famílias com contas em atraso, o Paraná se destacou com apenas 11,8%. Isso significa que o mês foi especialmente positivo para o empresário paranaense, que passa a lidar com um consumidor mais confiante, com maior capacidade de compra e menor risco de inadimplência.

Além disso, os dados mostram uma queda de 2,4 pontos percentuais no número de famílias endividadas em relação ao mesmo período do ano passado. Em março de 2024, o índice era de 90,5%; neste ano, caiu para 88,1%.

Vantagens para o comércio

Essa redução indica uma tendência de maior equilíbrio financeiro das famílias, o que pode refletir diretamente no comércio local. Esse contexto cria oportunidades para o fortalecimento das vendas, concessão de crédito com mais segurança e fidelização dos clientes.

Tipos de dívidas

Entre as formas de pagamento que mais geram compromissos financeiros no Paraná, o uso do cartão de crédito lidera de forma expressiva, sendo responsável por 92,3% dos casos. Logo depois, aparecem as aquisições parceladas de veículos, que respondem por 5,3%, e os contratos de financiamento habitacional, com 4,6%. Os carnês representam 2,8% e o crédito consignado e o crédito pessoal juntos totalizam 0,6%.

 

Para os associados da ACIG, esse cenário representa uma oportunidade de recuperar o fôlego das vendas, investir em campanhas promocionais e ampliar estratégias de crédito de forma mais segura. Manter-se informado sobre o comportamento de consumo é essencial para tomar decisões mais assertivas e fortalecer os negócios em tempos de recuperação econômica.

Com informações da Acig