Parque do Jordão, ótimo para os dias de sol

O Parque do Rio Jordão é o atrativo para os moradores de Guarapuava nos finais de semana de sol. É a praia daqui. Mas já viveu dias terríveis, como quando o Jordão saiu do seu leito e inundou áreas vizinhas, durante a enchente do ano de 2015.

Ao contrário do que se imagina, o Parque não fica muito distante do centro da cidade (são apenas 7 quilômetros). Muita gente vai de bicicleta ou de moto, mesmo porque bem ao lado, tem uma pista de MotoCross, praticamente escondida. Só o ronco das motos e, às vezes, um motoqueiro que aparece voando no meio do mato, denuncia sua existência.

No caminho encontra, ainda, uma pista de Kart, onde há poucos dias houve um campeonato de nível nacional. Qualquer um pode entrar e ver as corridas, mas ainda falta infraestrutura para quem quer assistir ou locar um carro para se divertir um pouco. Coisa que a diretoria promete pensar para um futuro não muito distante.

Com um leito de rocha pura, em épocas de poucas chuvas como agora, é um lugar perfeito para brincar na água. Mas há riscos, tanto que existem placas alertando sobre a proibição de nadar, mas quase ninguém dá muito atenção para isso.

  • Crianças, jovens e adultos se refrescam nas águas do Jordão. E olha que nem estamos no verão e água deve estar bem gelada.

No caminho é possível encontrar ‘bicicleteiros’ que descem com a brisa no rosto. A subida, porém, é sofrida. Quase todos empurram a bike, porque pedalar é muito difícil. A menos que você esteja em plena forma, claro.

Os motoqueiros com suas vestimentas especiais para o MotoCross podem ser encontrados se refrescando nos bares que existem antes e depois da ponte. É preciso, porém, fazer com que o semáforo na ponte funcione. No domingo, como a passagem dá para apenas um carro, era preciso esperar a boa vontade de alguém de um lado para que a fila do outro lado pudesse atravessar.

Excelente programa para final de semana para aqueles que não possuem suas ‘dachas’ nos alagados. Outro lugar que vamos mostrar em breve aqui, já que a intenção é apontar aos moradores locais, onde se pode fazer turismo dentro da própria cidade. Ou não região!

 

Como chegar

Se você está dentro da cidade, pegue a Rua Saldanha Marinho e vá até o final. Será obrigado a virar a direita. É a rua Vereador Rubem Siqueira Ribas. Você está no caminho certo.

Siga sempre reto que sete quilômetros depois estará atravessando a ponte sobre o Rio Jordão.

Deixe um comentário

UniGuairacá lança curso de Medicina com agradecimento ao apoio político de Zeca Dirceu

Deputado federal foi peça-chave para a autorização do curso junto ao Ministério da Educação

Na manhã desta sexta-feira (11), o Centro Universitário Guairacá (UniGuairacá), em Guarapuava, oficializou a chegada do tão aguardado curso de Medicina. A solenidade de lançamento foi marcada por um tom de celebração, reconhecimento institucional e agradecimento ao empenho político do deputado federal Zeca Dirceu, que teve um papel importante para viabilizar a autorização do Ministério da Educação (MEC).

“A UniGuairacá é merecedora dessa conquista. Guarapuava, cada um dos municípios da região, nossas instituições hospitalares, todos são merecedores. Para mim é uma honra muito grande fazer parte dessa luta, dessa história, dessa conquista que se consolida em benefício do nosso povo”, declarou o parlamentar.

Durante o evento, o reitor da UniGuairacá, professor Juarez Matias Soares, destacou a atuação direta do parlamentar na defesa do projeto. “O Zeca me disse: ‘Faça a tua parte tecnicamente, que a minha parte política eu faço’. E fez. O que mais me impressionou foi ver que ele não mandava assessores; ele mesmo ia pessoalmente aos ministérios. De vez em quando eu recebia uma fotografia dele: ‘estou aqui na secretaria tal do Ministério da Saúde’, e estava lá. Isso é lealdade. E a minha condição é ser leal a você, Zeca, porque uma das maiores virtudes do ser humano é a lealdade e a gratidão”, declarou.

O curso de Medicina da UniGuairacá foi oficialmente autorizado pela portaria nº 225, publicada no início de abril e assinada pela secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Marta Abramo. A instituição passa a oferecer 49 vagas anuais para o curso, que se somam às já existentes na região, ofertadas pela Unicentro e pela Campo Real, ampliando a formação de médicos no centro-oeste do Paraná.

Para Zeca Dirceu, a conquista é fruto de uma luta coletiva e de uma política voltada às necessidades da população. “A gente sabe e tem clareza que, lá na ponta, isso vai ter um resultado. Isso vai impactar a vida das pessoas e vai melhorar a vida da nossa gente”, afirmou o deputado durante a cerimônia.

Resposta à demanda popular

Zeca também lembrou que desde 2011 preside, em Brasília, a Frente Parlamentar Nacional pela Ampliação dos Cursos de Medicina, e que desde 2013 vinha defendendo a criação do curso na UniGuairacá. “A instituição tem cursos da área da saúde bem avaliados, trabalho social consolidado e parceria com o SUS. Isso está alinhado com o projeto do presidente Lula, que retomou o Mais Médicos e tem incentivado a criação de novos cursos no país”, completou.

Além da UniGuairacá, o Paraná será contemplado com novos cursos de Medicina em outras cidades, como Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Paranavaí, Apucarana, Cornélio Procópio e Jacarezinho. O objetivo, segundo o deputado, é suprir a carência de profissionais da saúde em regiões que enfrentam dificuldades para garantir atendimento à população.

“A gente é cobrado todos os dias por mais saúde, por atendimento mais rápido, por qualidade no SUS. E essa é uma resposta real. Com esse curso, vamos formar médicos que farão residência aqui, nos nossos hospitais, atendendo nossa gente e fortalecendo o sistema regional”, concluiu Zeca Dirceu.