Transparência: Unicentro é a universidade parananense com o melhor portal

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) divulgou, por meio do Acórdão 2637, o resultado da avaliação referente à sétima Inspetoria de Controle Externo, que trata da transparência na divulgação de dados pelas universidades estaduais do Paraná. Entre as sete instituições, a Unicentro obteve a melhor avaliação.

“Dentre os pontos positivos, segundo a avaliação do Tribunal de Contas”, como explico o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, estão “as transparências das informações prioritárias, das informações institucionais, do RH, informações aos cidadãos, da acessibilidade”.

Porém, mesmo com vários pontos positivos e com índice de transparência superior à das demais universidades, a instituição atendeu a 63,67% dos requisitos do ITP, que e o Índice de Transparência da Administração Pública – um indicador desenvolvido pelo corpo técnico do TCE Paraná em 2018, que leva em consideração a presença de informações prioritárias, a transparência ativa, a transparência passiva e as boas práticas.

“Muito temos que melhorar ainda, segundo a avaliação. Então, estamos reunidos, já a bastante tempo, com uma comissão da universidade para resolver o máximo dessas pendências”, esclarece o reitor da Unicentro. Entre os itens a serem aprimorados estão as informações sobre o financeiro – ou seja, as receitas, despesas diárias e licitações. “Nós, com toda tranquilidade, temos trabalhado para solucionar todos os pontos levantados, trabalhamos para deixar o mais transparente possível as informações da nossa Unicentro”, finalizou Hernandes.

Deixe um comentário

Enem: Estudantes paranaenses já podem pedir isenção da taxa de inscrição

Têm direito alunos que estejam matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas; ou que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública

Os alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem solicitar a isenção da taxa de inscrição. Os pedidos devem ser feitos pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no período de 14 a 25 de abril.

Têm direito à isenção os estudantes que estejam matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas; ou que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública; ou como bolsista integral em escola da rede privada; ou que sejam membros de família de baixa renda, com registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Os estudantes que participam do programa Pé-de-Meia também poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição.

“O Enem é mais uma oportunidade de ingresso no ensino superior para o estudante paranaense, que já conta com o Aprova Paraná Universidades”, disse o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “A isenção da taxa de inscrição é uma maneira de democratizar ainda mais esse acesso”.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho dos estudantes ao fim da educação básica. Desde 2004, os resultados obtidos podem ser utilizados pelo estudante como forma de ingresso no ensino superior, como critério único ou complementar dos processos seletivos.

Independente do pedido de isenção, o estudante ainda deverá fazer a inscrição para o Enem, cujo período ainda será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Justificativa de Ausência – O estudante que obteve a isenção, mas não compareceu aos dois dias de aplicação das provas no Enem 2024 e que queira solicitá-la para o exame de 2025, precisará justificar sua ausência. O prazo é o mesmo, de 14 a 25 de abril, também pelo site do Inep.

Enem Paraná – Recentemente, a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) lançou o recurso educacional digital Enem Paraná para auxiliar os estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública na preparação para o Enem e vestibulares em geral. A plataforma oferece ferramentas personalizáveis de estudos, atendendo a diferentes estilos de aprendizagem e pode ser acessada pelo computador ou pelo celular.