Guarapuava tem 70% das atividades relacionadas ao meio ambiente fiscalizadas
A regional Guarapuava do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) realizou 80 fiscalizações de atividades profissionais relacionadas ao meio ambiente entre janeiro de 2019 e março de 2020. Entre elas, 56 estavam regulares e 24 irregulares, ou seja, pelo menos 70% das atividades estão seguindo as normas profissionais e ambientais.
As irregularidades dizem respeito à falta de engenheiro responsável técnico, falta de registro da empresa junto ao Conselho, ou falta de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) dos serviços.
Entre as atividades mais fiscalizadas constam avaliações de emissão de gases/vapores e odores (16); monitoramento ambiental (12); plano de gerenciamento de resíduos sólidos (7), tratamentos de efluentes (6), e destinação final de resíduos (6).
“Essas áreas que tiveram mais fiscalizações são de crescente preocupação, especialmente no que diz respeito às questões ambientais e de saúde humana. Quando uma atividade está regular, significa que ela conta com o olhar técnico do Engenheiro Ambiental, que busca soluções economicamente viáveis e ambientalmente corretas, a fim de diminuir os danos causados ao meio ambiente, avaliando os níveis de poluição (água, ar, solo) e empenhando-se para reduzi-los”, avaliou a Engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho, inspetora do Crea-PR, Andressa Haiduk.