Paraná se consolida como exemplo no combate a pandemia, diz Traiano

“O Paraná se tornou uma referência positiva em meio a tragédia do coronavírus. Graças a uma combinação de ações eficazes do governo do Estado, a boa estrutura do nosso sistema de saúde, e a presteza do Legislativo em aprovar projetos inovadores, além da adesão, pela maior parte paranaenses, a essas medidas de prevenção e combate a doença. Isso tudo vem garantindo a nosso Estado os mais baixos números de contaminação e de óbitos em relação a população no país”. A declaração foi feita hoje (20) pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano (PSDB), ao comentar o agravamento dos números da pandemia no Brasil que colocaram o país entre os que tem o maior número de infectados pela Covid-19 no mundo.

O Brasil atingiu o terceiro lugar em número de infecções, com 271.885 contaminados e 17.983 mortes. O Paraná contabiliza 2.481 casos de contaminação e 129 óbitos. “Os resultados diferenciados do nosso Estado não são casuais”, diz Traiano. “Nossa Assembleia, por exemplo, desde o início da crise do coronavírus, assumiu uma posição de liderança. Fomos o primeiro Legislativo a usar sessões remotas, tomamos a iniciativa de transferir R$ 37,7 milhões de um fundo de modernização do Parlamento para o governo do Estado combater a pandemia. Proibimos o corte de luz, água e gás enquanto durar o surto do covid-19, o que representa uma medida humana e também de grande relevância sanitária. O Paraná foi o primeiro Estado a adotar, o uso obrigatório de máscaras em qualquer espaço público. Essa iniciativa da Assembleia paranaense vem sendo adotada agora no Brasil inteiro. Estão sendo aprovadas ou tramitando novas iniciativas que logo deverão ser adotadas em outros Estados”, destacou Traiano.

Entre elas citou a aprovação de projeto que obriga o fornecimento, em banheiros públicos, de ‘dispenser’ com antisséptico  para assentos sanitários em banheiros coletivos. “Uma medida simples, barata, que pode ter impacto importante na prevenção da doença”, disse Traiano. “Também está tramitando na casa um projeto, do qual sou um dos autores, que torna obrigatória tomar a temperatura corporal para permitir o ingresso em órgãos da administração pública e estabelecimentos de uso coletivo”. O deputado disse que a eficácia dessas iniciativas só se viabilizou graças a ação do governo do Estado, que sancionou rapidamente esses projetos e da maioria da população que aderiu a essas iniciativas. “É importante, não relaxar”, enfatiza. “Esse vírus é muito perigoso, incrivelmente traiçoeiro. Precisamos que todos se mantenham mobilizados”.

Deixe um comentário

Dr. Antenor entrega ambulância para a Saúde de Guarapuava

Deputado fez questão de se colocar à disposição da atual administração para futuras demandas do município

A saúde pública de Guarapuava ganhou um reforço com a entrega de uma nova ambulância, resultado da articulação política do deputado estadual Dr. Antenor, junto à então deputada federal e atual Ministra da SRI (Secretaria de Relações Institucionais) Gleisi Hoffmann.

Nessa quinta-feira (03), o parlamentar esteve na Secretaria Municipal de Saúde para oficializar a entrega do veículo e debater novas estratégias para fortalecer o sistema de atendimento à população.

Mais do que uma visita protocolar, Dr. Antenor fez questão de se colocar à disposição da administração municipal para a busca de soluções concretas para os desafios enfrentados pela saúde no município.

“Obviamente que quando houver necessidade farei críticas, mas estou aqui me colocando à disposição para contribuir e unir forças pela população de Guarapuava, para fazer o que for necessário tanto na Assembleia Legislativa quanto na articulação de recursos federais com os deputados federais ou diretamente com o governo”, afirmou o parlamentar.

O deputado estadual esteve na secretaria acompanhado das duas vereadoras do PT de Guarapuava.

A vereadora Cris Wainer destacou a importância desse suporte do Governo Federal e alertou sobre o prazo para assinatura do termo de convênio do Centro de Regulação do SAMU, que deve ser concluído até o dia 15 de abril.

“O Governo Federal continua beneficiando a população de Guarapuava. Além da ambulância entregue, há outra em vias de recebimento que também será incorporada ao sistema de saúde do município”, reforçou.

Já a vereadora Professora Terezinha lembrou que Guarapuava ainda pode requerer até cinco novos médicos pelo programa Mais Médicos e pelo PAC Saúde, o que poderia fortalecer ainda mais a rede de atendimento.

“O Governo Lula tem investido na saúde e na segurança pública do município, garantindo melhores condições de atendimento para quem mais precisa”, destacou.

Novas demandas para fortalecer o atendimento em saúde

Durante a reunião, o secretário municipal de Saúde, Márcio Brunsfeld, enfatizou que toda ajuda é bem-vinda para melhorar a estrutura da saúde em Guarapuava e garantir um atendimento mais eficiente à população. Aproveitando a ocasião, Brunsfeld solicitou a intermediação de Dr. Antenor para a aquisição de um novo aparelho de ultrassom para o Centro de Saúde da Mulher.

Segundo o secretário, o equipamento atual está defasado, e a falta de um ultrassom moderno compromete a realização de exames fundamentais para a saúde da mulher, além de impactar diretamente na prevenção da mortalidade materno-infantil e do parto prematuro.

Dr. Antenor reconheceu a urgência da demanda e garantiu que buscará soluções junto ao Governo do Estado e ao Governo Lula.

“Investir na saúde é garantir dignidade para a população. Sei da importância desse equipamento e de tantas outras necessidades do município, e minha atuação será para trazer esses recursos”, concluiu.