Pitanga recebe EPIs e álcool em gel de universidade
O reitor da Unicentro, o vice, o diretor do campus avançado de Pitanga e o diretor da Central de Relações Institucionais da universidade, respectivamente, professores Fábio Hernandes, Ademir Fanfa Ribas, Cleverson Salache e Marcio Fernandes foram recebidos na última quinta-feira (07) pelo prefeito de Pitanga, Maicol Callegari Barbosa, e pela secretária de Saúde do município, Emilly Sakurai. A agenda teve como objetivo – assim como ocorreu nas cidades de Chopinzinho, Coronel Vivida, Irati e Prudentópolis – a entrega de materiais de auxílio ao combate ao coronavírus.
O kit entregue pela Unicentro é composto por 60 frascos de álcool 70%, nos formatos gel e glicerinado, 1.500 máscaras cirúrgicas e 10 escudos faciais. As face shields são produzidas pelo Mutirão TEC do Bem, que tem na Unicentro uma das principais parceiras. Já o álcool é gerado nos laboratórios da próprio universidade, a partir de bebidas alcoólicas apreendidas pela Receita Federal e repassadas para a Unicentro, que é responsável pela transformação. As máscaras cirúrgicas também foram doadas à universidade pela Receita Federal.
Segundo o diretor da unidade de Pitanga, Cleverson Salache, a Unicentro tem uma parceria já de longa data com o município. “São certa de 20 anos de parceria entre a prefeitura municipal e a Unicentro e, nesse momento de pandemia, nesse momento que nós todos estamos passando por grandes dificuldades, principalmente os municípios que estão na linha de frente, a universidade está colaborando, está ajudando também aí em prol das pessoas que necessitam”, afirmou o diretor.
Já o prefeito declarou ser uma boa notícia para o município. “Isso vem para estar atendendo a nossa população onde mais precisa, que é a Secretaria de Saúde. Vem em boa hora, visto a dificuldade de estar adquirindo, especialmente máscaras nessa época. Então, quero agradecer aqui o reitor, agradecer toda a Unicentro, sempre buscando melhorias para toda região central do Paraná – Guarapuava, Pitanga. A gente se sente sempre muito abraçado com esse carinho que a Unicentro tem por nós”, refletiu Maicol.
Para o vice-reitor da Unicentro, os repasse dos equipamentos de proteção individual são uma forma da universidade não apenas retribuir o apoio recebido por parte do município, mas sobretudo de se fazer presente nesse momento em que a união de esforços se faz fundamental no enfrentamento de um inimigo invisível. “Cumprimos mais uma agenda, aqui no município de Pitanga, junto a Prefeitura, oferecendo trabalho, o esforço da equipe de professores e estudantes e agentes universitários da Unicentro. Oferecer suporte e apoio no que quis respeito as ações da nossa universidade”, concluiu Ademir.