Pesquisa aponta que 68,3% dos paranaenses pretendem presentear neste Dia das Mães
Levantamento feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) revela que 68,3% dos paranaenses pretendem presentear nesta data. Segundo a sondagem, o percentual é bem menor do que o registrado no ano passado, quando 80% dos filhos planejavam comprar uma lembrança para as mães.
Esta é a menor expectativa de compras para o Dia das Mães – considerada a segunda melhor data para o comércio – desde o início da sondagem, iniciada em 2015. A parcela de paranaenses que não vão presentear este ano é bem maior e corresponde a 27%, ante os 17% em 2019.
A pandemia da Covid-19 é o principal fator de impacto na intenção de compra dos paranaenses para o Dia das Mães: 66,5% das pessoas ouvidas pela Fecomércio PR afirmam que a crise gerada pelo coronavírus influenciou na decisão, seja de não gastar ou de reduzir o valor do presente. Dificuldades financeiras (47,9%), isolamento social (17,4%) e perda do emprego ou renda (8,5%) foram apontados como os principais motivos de quem não irá presentear.
Valor do Presente – Também houve redução no tíquete médio, que será de R$ 105,15, ou seja, R$ 20,00 a menos do que no ano passado, quando o valor médio do presente foi de R$ 125,17. Neste ano, a maior parte dos presentes (62,5%) custará até R$ 100,00. Os filhos que pretendem gastar entre R$ 101,00 e R$ 150,00 correspondem a 23,0%; entre R$ 151,00 e R$ 200,00, 9,0%, e os consumidores que planejam despender mais de R$ 200,00 são apenas 5,5%.
Local das Compras – O comércio de rua, somando lojas do centro (26,0%) e de bairro (12,8%), continua sendo a preferência do consumidor, com 38,8% das citações. Por conta da pandemia, 24,7% preferem fazer a compra do presente de casa, pela internet. De acordo com o diretor do Sistema Fecomércio PR, Rodrigo Rosalem, o crescimento das compras on-line foi motivado pelo isolamento social.
“Comparando com nossa sondagem de Natal, realizada pela Fecomércio em dezembro de 2019, as compras pela internet ocupavam a terceira colocação, com 11,7%. Por outro lado, as compras realizadas em shoppings, no Natal, eram 23,9%, e agora caíram quase pela metade por causa de seu fechamento”, explica.
Os consumidores que planejam adquirir o presente para as mães em shopping centers que já estiverem autorizados a reabrir correspondem a 12,6%. Para finalizar, 5,9% pretendem fazer as compras no comércio informal e 2,2% em hipermercados.
Tipo de Presente – Roupas, bolsas ou calçados devem ser a aposta principal dos filhos para agradar as mães, com 32,4% das intenções. Perfumes ou cosméticos serão a escolha de 15,4%. Os demais tipos de presentes foram menos citados e incluem: eletrodomésticos ou objetos de decoração (5,5%), joias, bijuterias ou outros acessórios (5,5%), valor do presente em dinheiro (4,6%), livros (3,1%), flores (2,6%), cesta de café da manhã (1,3%), alimentos ou bebidas (1,1%), chocolate (0,7%), eletrônicos (0,7%), artesanato (0,5%) e demais opções (2,2%). Os que ainda não sabem o que vão comprar somam 24,5%.
Influência na Compra – Quando se trata de presentear quem lhe trouxe ao mundo, o principal fator considerado é a qualidade do produto, com 42,4%. O preço baixo influencia 18,1% dos consumidores; a qualidade no atendimento do vendedor, 12,1%. A concessão de desconto para pagamento à vista influencia 10,4% dos paranaenses, enquanto a flexibilidade de pagamento é decisiva para 9,0%. A exclusividade do produto cativa 3,8% na hora da escolha e a possibilidade de entrega em casa, 2,0%.