‘Máscaras Pela Vida’ selecionará 50 profissionais da costura em Guarapuava

A prefeitura de Guarapuava, por meio de das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Políticas Públicas para as Mulheres e Desenvolvimento Econômico e Inovação, abre oportunidade para costureiras e costureiros da cidade ajudarem o município nas ações de combate ao novo coronavírus, com a produção de máscaras de tecidos reutilizáveis.

“Um dos grandes desafios dessa pandemia é aliar as medidas de prevenção à soluções que minimizem o impacto econômico, mantendo amparo às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Com essa iniciativa, conseguimos reunir a promoção do trabalho e geração de renda para pessoas autônomas, que são diretamente afetadas pelas medidas da pandemia, injetando dinheiro público na economia da cidade e garantindo a proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica e da população geral, que serão beneficiadas pela produção desses EPIs”, avaliou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Segundo a prefeitura, o atendimento à essas demandas será concretizado com o projeto “Máscaras pela Vida”, que fará a seleção de até 50 profissionais da costura de Guarapuava que não possuam vínculo empregatício público ou privado. Conforme o edital, haverá vagas para candidatos que possuam ou não o equipamento de trabalho.

“Definimos duas categorias de inscrição. A primeira delas é para profissionais que não tenham a máquina de costuma. Para esses, destinamos 17 vagas, e oferecemos o espaço para produção na Casa da Costura, disponibilizada pela Secretaria de Assistência.

As 33 vagas restantes são para profissionais que tenham equipamento e possam produzir em casa. Para ambos, a Prefeitura irá entregar os insumos necessários para a costura das máscaras, já devidamente cortados”, explicou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran.

As vagas destinadas aos profissionais sem equipamento são para egressos de cursos de capacitação de corte e costura ofertados pelo município.

As costureiras (os) selecionadas receberão tecido, fio, elástico e embalagem e serão remuneradas conforme a produção, sendo o valor de R$ 1,00 por unidade entregue para aqueles que usarão sua máquina e R$ 0,60 por unidade para os selecionados que não possuem equipamento próprio. O máximo de produção permitida por profissional será 2 mil máscaras. 

A remuneração dos participantes será feita pela secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e os insumos são pagos pela secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

Inscrições – Para participar basta se inscrever clicando neste link, até segunda-feira (20), às 17h. Mas atenção, conforme a prefeitura, os candidatos habilitados serão selecionados por ordem de inscrição, seguindo a regularidade de participação. Para os habilitados que ultrapassem as 50 vagas ofertadas, haverá um cadastro reserva para casos de desistência ou descredenciamento.

“Para os interessados que não tenham acesso à internet ou tenham dificuldade no processo de inscrição, a estrutura do laboratório de informática da Secretaria da Mulher e nossa equipe estão disponíveis para auxílio na tarde desta sexta (17) e na segunda (20)”, finalizou Priscila.

Deixe um comentário