ELAS: Denise Abreu Turco – Secretária de Administração
Em nossa última reportagem da nossa série especial, em parceria com a Secom, em homenagem ao mês da mulher, trazemos para você um pouco mais sobre a secretária de Administração de Guarapuava Denise Abreu Turco, que faz da busca pelo conhecimento uma atividade constante.
“Várias mulheres me inspiraram para que eu chegasse aqui, e hoje eu posso ser a inspiração para que outras também conquistem posições sonhadas”. Guarapuavana, filha de Maria do Carmo de Abreu Turco e Plínio José Turco (falecido), professora, advogada, mestre em Letras e pós-graduada em Gestão Pública, iniciou sua carreira cedo e, hoje, com 37 anos, reforça a importância e dedicação aos estudos.
Logo após concluir o ensino médio, Denise começou o curso de Letras-inglês, na UNICENTRO, concluído em 2004. Em 2015, se tornou mestre em Letras. Ela relembra com carinho um dos momentos mais especiais dessa época que foi realizar um intercâmbio de seis meses nos Estados Unidos.
Quando retornou ao Brasil, trabalhou dando aulas de inglês e, na sequência, buscou realizar outro sonho e ingressou no curso de Direito, na Faculdade Campo Real. Trabalhou, também, na Cooperativa Agrária, em Entre Rios, inicialmente com a língua inglesa e depois, quando estava concluindo o curso de Direito, foi convidada para assumir o departamento jurídico. Este emprego possibilitou que ela atuasse de uma forma mais próxima da gestão empresarial, entrando em contato com a superintendência e com a diretoria. “É importante que a mulher ocupe os mais variados cargos, inclusive os de alto escalão, pois a partir disso ela se torna a ponte para que outras mulheres busquem o aprimoramento, além de se sentirem representadas. Nós nos tornamos inspiração para outras mulheres”.
O sonho de advogar se tornou realidade em 2011. Foi então que surgiu a oportunidade de trabalhar em um escritório de advocacia de Curitiba que era contratado pela Agrária, a Maran, Gehlen & Advogados Associados, experiência que durou um ano. Em 2014, iniciou os trabalhos na Fundação Proteger como procuradora geral e, em seguida, mudou para a secretaria de Administração, como assessora jurídica. Dois anos depois substituiu a secretária Cristiane de Cássia Karpstein.
A atual secretária de Administração do município diz que a busca pelo conhecimento deve ser constante. Uma de suas últimas conquistas foi a conclusão da especialização em Gestão Pública. “Se quer ser um gestor, um líder, um agente político, você tem que ter conhecimentos técnicos, além do bom relacionamento e interpessoal, ser humilde para poder conduzir bem as pessoas que esperam suas ações e vão desenvolver o trabalho em conjunto em prol da sociedade”. Algo que tem realizado plenamente nos últimos anos. “Eu vejo dentro desta gestão, respeito e importância dado ao trabalho das mulheres servidoras. Nós temos autonomia, espaço e liberdade para que possamos criar e desenvolver nosso trabalho da melhor maneira possível, dentro de toda a legalidade que nos cerca e dos objetivos e planos de governo”, destacou.