Covid-19: videoconsulta faz de Guarapuava a 2ª do país nessa modalidade de atendimento
A partir desta segunda (30), pessoas com sintomas de gripe, em Guarapuava, poderão consultar por meio de vídeo.
Segundo a secretaria de Saúde, o novo serviço é um reforço na iniciativa local de evitar que suspeitos se desloquem até as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, reduzindo o fluxo de pacientes nas unidades da rede municipal, contribuindo para o controle da pandemia.
Para o secretário de Saúde, Celso Goes, o desafio é o de proporcionar atendimento adequado ao paciente com sintomas gripais, evitando o deslocamento até a UBS ou pronto atendimento.
“A tecnologia disponibilizada auxilia a resolver essas questões e nos torna uma das primeiras cidades da América Latina a aderir ao sistema, mostrando que estamos buscando soluções em todas as frentes”, afirmou o secretário.
A solicitação do serviço ocorrerá pelo atendimento de 0800 642 0019. Inicialmente, os atendentes farão uma triagem, e conforme a necessidade do paciente, será enviado um link que o encaminhará direto para o vídeo atendimento com o médico que estará disponível no momento. Diariamente, três médicos farão escala de serviço.
Videoconsulta – O atendimento médico por videoconferência será feito por agendamento todos os dias, das 8h às 23h, através da maior plataforma de saúde do Brasil e do mundo, a Doctoralia.
Vale destacar que para as consultas médicas por vídeo, é necessário que o usuário esteja conectado em uma rede wifi ou com o pacote de dados ativado.
Os atendimentos normais para orientações e atendimentos psicológicos irão continuar no serviço de 0800.